segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Mês da Consciência Negra

O mês de novembro sempre é um mês cheio para os capoeiristas, e para o Grupo No Fio Da Navalha não será diferente neste 2009. Estamos de agenda cheia, e felizes por tantos convites. A jornada de atividades inicia-se no dia 14 de novembro, dia de nossa roda quinzenal (a partir das 18h) e que neste sábado trará um debate com o coletivo Kilombagem sobre a questão da consciência negra, zumbi, racismo, liberdade, etc. A discussão começará às 16h, e será acompanhada de uma salada de frutas (trazer frutas!) para que todos os capoeiristas se nutram tanto de informação quanto de alimento para aguentar a maratona de roda de capoeira e roda de samba que promete.


Dos dias 17 ao 28 de novembro, estaremos também realizando oficinas com crianças e adultos no Sesc Pompéia, localizado na Rua Clélia, 93, Pompéia, São Paulo, para saber informações sobre os horários, entrar em contato com o grupo através do e-mail cenoranofiodanavalha@hotmail.com . Dentro da programação do Sesc haverá homenagens a mestres e rodas abertas nas quais convidamos todos os capoeiristas a somar com seus axés.

No dia 21, o Grupo estará em Sumaré, interior de São Paulo, fazendo um festa juntamente com o núcleo No Fio Da Navalha Sumaré, aos interessados, iremos de van, vamos e voltamos no mesmo dia, para saber se há vagas, entrar em contato.

É um mês de festa e consciência, quem quiser vadiar, é só chegar!

Novembro, Mês da Cosnciência Negra.

O feriado de 20 de novembro é uma conquista para todo o povo brasileiro, fruto de muita luta do movimento negro, a data faz recordar-nos de nossas origens como afro-descendentes, não deixando que o passado escravocrata caia no esquecimento, pois um povo sem memória é um povo sem cultura.

"No Dia 20 de Novembro de 1965 morre Zumbi, o maior líder da resistência no quilombo dos palmares.

Os Quilombos eram locais de refúgio dos escravos fugitivos no Brasil, e alguns existem até hoje em forma de comunidades quilombolas.


O quilombo dos Palmares foi o que obteve a maior estrutura de resistência a longa data, sobrevivendo por mais de um século no período colonial, tendo como maior expoente e representante a conhecida figura de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros da história do Brasil. O dia 20 de novembro é conhecido como o dia da consciência negra por se tratar do dia de aniversário de morte de Zumbi.

Alguns dados citam algo em torno de vinte mil fugitivos e resistentes no quilombo dos palmares. Os resistentes e fugitivos sobreviviam através da agricultura própria, artesanato, pesca, caça, etc. Seus dois maiores líderes foram Ganga Zumba e seu neto, Zumbi.

Após várias investidas relativamente infrutíferas contra Palmares, o governardor e Capitão-general da capitania de Pernambuco, Caetano de Melo e Castro, contratou o bandeirante Domingos Jorge Velho e o Capitão-mor Bernardo Vieira de Melo para erradicar de vez a ameaça dos escravos fugitivos na região.

O quilombo passou a ser atacado pelas forças do bandeirante e, mesmo experientes na querra de extermínio, tiveram grandes dificuldades em vencer as táticas dos quilombolas, mais elaboradas que a dos indígenas com quem haviam tido contato. Adicionalmente, tiveram problemas para contornar a inimizade surgida com os colonos da região, vítimas de saques dos bandeirantes em diversas ocasiões.

Em janeiro de 1964, após um ataque frustado, as forças do bandeirante iniciaram um empreitada vitoriosa, com um contigente de seis mil homens, bem armados e municiados, inclusive com artilharia. Um quilombola, Antônio Soares, foi capturado e, mediante a promessa de Domingos Jorge Velho de que seria libertado em troca da revelação do esconderijo do líder, Zumbi foi encurralado e morto em uma emboscada, a 20 de novembro de 1695.

A cabeça de Zumbi foi cortada e conduzida para Recife, onde foi exposta em praça pública, no alto de um mastro, para servir de exemplo a outros escravos.

Os sobreviventes do quilombo afirmavam que Zumbi havia virado um inseto e que, quando ocorria um injustiça, ele voltava para fazer justiça."




fonte: http://caedunisinos.wordpress.com/2008/11/17/20-de-novembro-viva-zumbi/

Um comentário: