domingo, 28 de março de 2010

Aniversários e Homenagem

Março é o mês de aniversário do No Fio da Navalha, e como não podia deixar de ser é mês de festas para o Grupo fundado no dia 17 de março de 1999 por Cenorinha, quando este então decidiu se desligar de seu antigo grupo por visões antagônicas de ver, pensar e praticar a Capoeira. Segundo Cenorinha, a intenção de fundar um Grupo de Capoeira Angola foi a de buscar os fundamentos da Capoeira em suas raízes, pois constatou que esta estava se perdendo entre modismos e inovações sem conhecimento, por isso, a atitude de ir atrás de Mestres antigos, de aprender com a ancestralidade. A missão do NO FIO DA NAVALHA é o resgate das tradições.

A festa de aniversário aconteceu no dia 20 de março, e contou com a apresentação de uma roda de rumba, onde Dijalma, Buias, Davi e Levino botaram fogo na percursão. Após a apresentação como é de praxe, teve roda de capoeira seguida de samba de rosa animado que adentrou a noite.
A roda do dia 20 além de clima de comemoração foi também de homenagens a Mestre Carapau, falecido na semana anterior. Carapau foi o primeiro mestre de Cenorinha, quem introduziu-o na Capoeira, fundador do Grupo Angolinha, foi aluno de Mestre Mello, que foi aluno de Mestre Zé de Freitas, que foi aluno de Mestre Waldemar da Liberdade. Registramos aqui, nosso respeito por Mestre Carapau e seu trabalho pioneiro na Capoeira do Abc paulista, há notícias de que ele estava por escrever um livro, esperamos que um dia suas idéias possam ser lançadas e desta maneira mais uma vez eternizadas, uma vez que já está viva em seus alunos.

E também, na semana anterior, no dia 14 de março, o Grupo participu da Festa de Aniversário da Casa da Largatixa Preta, que comemora em março 6 anos de Espaço Libertário aberto a iniciativas externas e que promove inúmeras atividades que vão desde discussões/debate-papos à oficinas e cursos livres.
É isso, e que agora ABRIL se apresente com muita energia positiva!

5 comentários:

  1. Existem algumas outras fotos do GRUPO no meu flickr, se quiserem sêem uma olhada:
    www.flickr.com/prismalibertaria

    o que vocês acham de criarmos uma conta o GRUPO?

    ResponderExcluir
  2. A vida sempre anda entre dois lado, e a navalha divide estes caminhos...Djalma Santos

    ResponderExcluir