segunda-feira, 14 de junho de 2010

FotoArte, Filme, Capoeira, Samba, Calendário...

O inverno está adiantado em Santo André, neste último sábado de roda enquanto na rua a sensação térmica eras pelos 13 graus, dentro da Casa do No Fio da Navalha o clima era quente. A tarde cultural começou com a exibição do filme Barravento de Glauber Rocha, com direito à Mestre Canjiquinha ainda "moço" no longa-metragem. O filme é uma aula de cultura afro-brasileira, pois envolve Capoeira, Puxada de rede, Samba de roda, Candomblé... além de um alto teor político, característico dos filmes de Glauber Rocha. Após a sessão filme/pipoca, conversamos um pouco sobre o filme até dar a hora de começar a roda, que estava bem bonita com a presença do pessoal do No Fio da Navalha Sumaré, que optaram por passar o dia d@s namorad@s em meio a muita vadiação, teve até declaração de amor improvisada no samba de roda. Bonito de se ver!
Calhar nossa roda quinzenal com uma data dessa é mais que coincidência, pois para o capoeirista, muitas vezes a capoeira é a companheira, nossa paixão...Quanta e quantas estórias existem por aí de capoeirista que a mulher deixou por causa do ciúmes com a Capoeira.
Mudando do passado para o futuro. Nossa próxima roda será dia 26 de junho, e no mês de Julho, haverá algumas alterações no calendário de rodas devido a comemoração dos 25 anos do Centro Cultural Nagô Capoeira Angola, de Mestre Moreno, que acontecerá no dia 24 de Julho, dia em que teríamos roda. Portanto, o calendário de Julho fica assim: sábado dia 10 tem roda com uma apresentação de tambor de criola (mais adiante passaremos mais informações), e depois, a roda que seria no dia 24 foi transferida para a semana seguinte, dia 31 de julho. Daí em diante, segue o calendário com rodas sábado sim, sábado não, sendo as rodas do mês de Agosto nos dias 14 e 28.E para variar um pouquinho, além das fotos de registro, este post vêm algumas foto-arte...
Até, Axé!

Um comentário: